ZONEAMENTO
Características das diversas zonas que recortam a propriedade e os usos que podem ser empreendidos de acordo com o plano de maneja da APA Santo Antônio.
(Fonte: Governo do Estado da Bahia)
ZME | Zona de Manejo Especial |
Zona de remanescentes de Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração. Não pode fazer parcelamento do solo. Possíveis edificações rarefeitas com destino hoteleiro ou residencial/uni-domiciliar com projeto específico e mediante licenciamento ambiental prévio, bem como atividades agrícolas e relacionadas com plano de manejo.
Esta zona abrange em torno de 30 hectares da Fazenda, sendo a maior parte, onde são possíveis projetos turísticos e/ou residenciais de baixo impacto ambiental, bem como atividades agrícolas e pequena criação.
Dentre as possibilidades, podemos citar, residências esparsas, pequena pousada, chalés para alugar, turismo rural ou esportivo, com passeios, a pé ou a cavalo, entre muitas outras opções.
Sublinha-se que a área é circundada de estradas (não pavimentadas) possibilitando muitos acessos independentes.
ZEU | Zona de Expansão Urbana |
É uma zona de expansão urbana visando o desenvolvimento do vilarejo. Os usos recomendados são habitação e serviços: equipamentos turísticos residenciais e hoteleiros. É vetado o uso industrial. Há possibilidade de parcelamento do solo e loteamento. As áreas de loteamento deverão prever áreas verdes e de lazer.
A zona de expansão urbana fica próxima da rodovia BA-001 que liga Santa Cruz Cabrália a Belmonte.
Na Fazenda Tropicália, essa zona é de aproximadamente 12 hectares e corresponde à área que, no alto do tabuleiro, domina a planície litorânea e tem vista para o mar.
Possui 2 vias de acesso independentes, ao norte e ao sul da área, ligadas por um caminho que atravessa toda a área de norte a sul.
É uma área privilegiada para empreendimentos imobiliários, turísticos e residenciais.
ZPR | Zona de Proteção Rigorosa |
Zonas de proteção máxima em volta dos mananciais hídricos. São áreas de mata ciliar, onde não pode edificar. Os usos possíveis são somente o passeio, a visitação contemplativa, a pesquisa cientifica ou a educação ambiental.
Esse tipo de zoneamento representa mais ou menos 6 hectares da reserva florestal da Fazenda localizados em áreas de mananciais hídricos.
Nelas, somente são permitidos a abertura de trilhas para pedestres (ou cavalos) e a edificação de estruturas leves (madeira, bambu, palhas) para observação da vida silvestre, e o descanso. No entanto, pode desenvolver algumas atividades turísticas ou de educação ambiental.
Já existe na fazenda uma malha de trilhas que são normalmente usadas para a colheita anual da piaçava, fibra de uma palmeira nativa da região.