FOTOS
A seguir, vão algumas fotos comentadas da propriedade com, no final da página, um mapa situando cada uma identificada por seu número.
(Clicando nas fotos, elas abrirão maior numa nova janela)
Vista sobre a planície litorânea, os coqueirais e o mar desde a Fazenda Tropicália. À esquerda, o farol do Guaiú.
Fotos 01 e 02
Uma mangabeira, à esquerda (foto 01), árvore de pequeno porte, alcançando 3 a 4 metros de altura. Ela é espontânea na região e na propriedade. Prevê-se um plantio expressivo dessa frutífera na propriedade em sistema agroflorestal de enriquecimento da mata mais aberta.
As frutas (foto 02) são do tamanho de uma ameixa. A casca é muito fina, comestível, porém exsuda um látex com propriedades medicinais. Existe uma forte demanda para sucos e sorvetes.
Foto 07
Chegando perto d'água, a vegetação se adensa e se diversifica. Hoje em dia, a água não é mais perene e o córrego fica seco nos períodos de seca mais intensos. Portanto, estamos providenciando poços para o abastecimento. A água é fácil de acesso, através de poços, sem fontes de poluição próximas.
Foto 08
Estamos agora na extrema oeste da propriedade, na divisa com outro vizinho, um dos poucos lugares da propriedade cujo limite não é uma estrada.
Aqui também a vegetação é de mata ciliar, densa e abundante. Saindo do leito do córrego, o relevo é bastante íngreme.
Encontram-se árvores de grande porte nessa parte da propriedade.
Foto 09
A piaçabeira (Attalea funifera) é uma palmeira típica e espontânea da região do sul da Bahia. Na Fazenda Tropicália, ela é colhida de ano em ano, geralmente no inverno. São essas que se veem à frente da casinha de taipa, com forma de funil.
Com a fibra de piaçaba, muito resistente, se fazem vassouras e escovas de todo tipo, inclusive para máquinas industriais. É também uma planta privilegiada para inserir em sistemas agroflorestais.
Foto 10
Se, hoje em dia, as piaçabeiras permanecem, bem como a casinha, chegou também a luz elétrica e muito recentemente foi perfurado um poço artesiano. Esse lugar é a futura sede da Fazenda Tropicália e o ponto central da Ecovila, com acesso fácil por estrada e contando com acesso à rede telefônica e Internet.
É também próximo dessa área que se projeta o desenvolvimento do cultivo de hortaliças. A previsão de implantação de novas construções é para 2021.