SETORES DE ATIVIDADE
Além das atividades em si, vamos detalhar um pouco os setores em que as mesmas se inserem e quais são as perspectivas favoráveis para determinados empreendimentos.
Destacamos 4 setores principais:
> Hospedagem / Alimentação
> Turismo
> Agricultura
> Ensino
Hotelaria / Alimentação
Turismo
O turismo é certamente o aspecto mais importante da criação da APA Santo Antônio pelo Governo do Estado da Bahia com, claro, a proteção de uma natureza ainda pouco impactada à época. Mas foi no intuito de desenvolver o turismo, e mais especificamente o “turismo sustentável”, que foram realizadas as infraestruturas (estradas, aeroporto e áreas protegidas) no decorrer da década de 1990.
De lá para cá, muitos investimentos foram feito na área de turismo em toda a região, como esse mega empreendimento, chamado “Guaiú Ecovillage”, que está saindo de terra a menos de 3 km da Fazenda Tropicália.
Em todas suas formas, o turismo, o relaxamento e o lazer são, portanto, atividades que tendem a se desenvolver e, a priori, uma tendência duradoura a médio e longo prazo, o que deixa boas expectativas. Como vimos, são muitas as potencialidades nessa área.
Agricultura
Ensino
Esse termo reúne um grande número de atividades possíveis, desde oficinas de cultivos orgânicos, fruticultura, compostagem, tratamento de águas servidas, energias alternativas, até a educação ambiental, passando por aulas de idiomas ou de tiro ao arco, oficinas de relaxamento e outras atividades ligadas ao compartilhamento de conhecimentos, promovendo convívio e relações humanas.
A partir do momento em que as infraestruturas estiverem realizadas, um vasto número de possibilidades aparecerá para quem quiser desenvolvê-las.